ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MAIO, SÁBADO  18    CAMPO GRANDE 22º

Em Pauta

Os idosos são representados por um corcunda de bengala

Por Mário Sérgio Lorenzetto | 04/05/2024 08:00
Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

Vivemos em um tempo onde os preconceitos deixaram de ser engraçados e aceitos. Há muita gente na cadeia, ou pagando pecuniariamente alguma sentença por ter demonstrado preconceito. Mas há um que aparece oficialmente, tem a concordância absurda dos poderes: eu, e meus companheiros de idade avançada, somos representados por um corcunda de bengala. Sou obrigado a enfrentar essa provocação todos os dias. Esse absurdo insuportável está presente nos supermercados, farmácias, lojas e, pasmem, nos órgãos públicos. Minha reação é sempre a de proferir xingamentos... inúteis, aliás.


Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

"O pouso forçado de um avião se esfacelando em pleno voo".

A frase acima está em livro com boa vendagem. Diz: "muita gente vê o estágio final da vida como o pouso forçado de um avião velho cujas peças estão se esfacelando em pleno voo". É uma frase odiosa, mas espelha o pensamento de boa parte da sociedade brasileira. Andando e caindo aos pedaços.


Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

Chegar vivo ao fim do dia.

Já faz tempo em que atuávamos em fase única, ou modo de sobrevivência: encontrar comida, escapar de predadores e chegar vivo ao fim do dia. Parcela maior da população ainda vive em três fases: aprendizado, fase do trabalho e aposentadoria. Vivemos em um tempo de transição. A aposentadoria, que costumava ser breve, está se tornando longa. A da aprendizagem já é uma fase muito mais longa, chega aos 30 anos, em consonância com a do trabalho, também por muito tempo, ultrapassando facilmente os 70 anos. As mudanças etárias são reais. O preconceito, todavia, está longe de ser ultrapassado e repudiado.


Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

Onde vivem os poderosos idosos?

Escrevi há pouco que a palavra "Senado", vem de "senex", que significa idoso. Isso mesmo, o Senado, desde Roma Antiga, que o criou, é a casa de leis onde deve prosperar a sabedoria dos mais velhos. Mas eles se fantasiam de jovenzinhos idiotizados e cruzam os braços frente o preconceito geracional. Em outra casa de poderosos, a justiça tem idade média de 45 anos. Estão longe de ser jovens. Todavia, nada enxergam, nunca ouvem e nem falam sobre preconceitos etários. Logo seremos maioria, dizem todos, absolutamente todos, demografos e demais estudiosos da longevidade. Algo ocorrerá, alguma rebelião terá de nascer. Pois que  ela nasça pintada. Que pixem esse símbolo de decrepitude sempre que o encontrarem. Não é nada, mas é diferente de inércia.


Os artigos publicados com assinatura não traduzem a opinião do portal. A publicação tem como propósito estimular o debate e provocar a reflexão sobre os problemas brasileiros

Nos siga no Google Notícias